sábado, 5 de março de 2011

Prêmio Expocom Nordeste recebe inscrições

Estão abertas as inscrições para a edição Nordeste do Expocom – prêmio para os melhores produtos laboratoriais desenvolvidos por alunos de graduação em Comunicação. A premiação integra o programa do Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste – Intercom Nordeste, que acontece no Centro Universitário Cesmac, em Maceió (AL), de 15 a 17 de junho.

As instituições de ensino superior da região devem indicar, ao Intercom Nordeste, os trabalhos que se destacaram ao longo do ano de 2010. Os vencedores das edições regionais concorrem na edição nacional do evento, que, neste ano, acontece em Recife (PE), de 3 a 6 de setembro.

Como funciona – Para participar do Expocom, o aluno precisa ser indicado pela IES, fazer a inscrição no Intercom Nordeste e submeter o trabalho. O processo ocorre da seguinte forma:

1)    As faculdades e universidades do Nordeste podem indicar um trabalho em cada uma das 71 modalidades existentes (disponíveis em www.intercom.org.br). Elas integram as categorias “Jornalismo”; “Publicidade e Propaganda”; “Cinema e Audiovisual”; “Relações Públicas” e “Produção Transdisciplinar em Comunicação”, que correspondem aos cursos e habilitações da área de Comunicação, com exceção da última categoria, que aceita inscrições de alunos de qualquer curso de Comunicação Social. A indicação de trabalho pela IES pode ser feita de 01/03 a 29/04. O trabalho deve ser submetido pelo aluno líder de 03/03 a 13/05. Link para indicação: http://www.portalintercom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1304%3Aindicacao-ies&catid=39&Itemid=79.

2)    Para cada trabalho selecionado, deve haver um aluno líder. Todos os trabalhos selecionados para representar a IES devem ser previamente cadastrados junto ao sistema informático da Intercom, por meio do representante da instituição (coordenador de curso ou alguém por ele indicado). Em cada modalidade, a instituição deve informar os dados do aluno líder do trabalho selecionado (nome completo, CPF, e-mail, orientador).

3)    Somente depois da indicação da IES, o aluno líder poderá se inscrever no Congresso e fazer a postagem do seu trabalho no Prêmio Expocom. É possível que os trabalhos tenham um ou mais autores, com a ressalva de que todos devem ser estudantes de graduação em Comunicação Social.

4)    O formato de apresentação dos trabalhos varia. Podem ser peças únicas ou séries de programas, por exemplo.  Esse quesito depende da modalidade escolhida pelo candidato.

O Expocom acontece em todas as regiões do país. Além do Nordeste, também participam: Centro-Oeste (Cuiabá – MT – UFMT), Norte (Boa Vista – RR – Faculdade Atual da Amazônia), Sudeste (São Paulo – SP –Fecap) e Sul (Londrina – PR – UEL). O prêmio é uma oportunidade para alunos de graduação e recém-formados de ver a qualidade dos seus trabalhos atestada não apenas por seu professor-orientador, mas também por um grupo de professores de instituições de ensino de todo o país, especializados no tema do projeto. Trata-se de um reconhecimento que pode abrir portas tanto no meio acadêmico quanto no mercado.

Um projeto ganhador do prêmio Expocom pode servir de portfólio a ser mostrado a empresas de comunicação, durante a busca de um estágio ou primeiro emprego. No campo acadêmico, o vencedor do troféu sai na frente no momento de se candidatar a uma vaga em cursos de pós-graduação, já que o prêmio é um atestado de experiência acadêmica aliada à prática.

Veja, abaixo, o cronograma para inscrição no Intercom Nordeste e no Expocom:

Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
15 a 17 de junho
Local: Centro Universitário Cesmac – Maceió (Alagoas)
Inscrições: 01/03 a 31/05
Indicação de trabalho para EXPOCOM pela IES: 01/03 a 29/04
Submissão de trabalhos (Expocom, DT e IJ): 03/03 a 13/05

Fonte: http://www.portalintercom.org.br

quarta-feira, 2 de março de 2011

Começam a ser organizados os Congressos Regionais da Intercom de 2011


Logo-NordesteOs coordenadores dos Congressos Regionais de 2011 se reúnem durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação em Caxias do Sul (RS), no dia 6 de setembro, para discutir a organização do evento com a direção da Intercom.

Os coordenadores dos Congressos Regionais de 2010 também participam do encontro para trocar experiências com os atuais coordenadores e auxiliar na organização da programação, da logistica, da infraestrutura e da composição de júri presencial para avaliar trabalhos inscritos no Expocom.

Os congressos de 2011 serão realizados em Maceió, Boa Vista, São Paulo, Cuiabá e Londrina.

Recorde de inscrições

Os Congressos Regionais deste ano tiveram número recorde de inscrições. O Congresso da Região Sudeste recebeu 1.411 inscrições, 364 trabalhos concorrentes para o Prêmio Expocom, 145 projetos para as divisões temáticas e 141 artigos para o Intercom Júnior.

O Congresso da Região Sul teve 1.444 inscritos, 345 projetos concorrentes no Prêmio Expocom, 170 artigos para as Divisões Temáticas e 227 trabalhos para o Intercom Júnior. Para o Congresso da Região Centro-Oeste, foram 757 inscritos, 71 trabalhos submetidos à avaliação dos jurados do Expocom, 73 pesquisas enviadas às Divisões Temáticas e 60 artigos recebidos pela coordenação do Intercom Júnior.

Na Região Norte, o congresso recebeu 318 inscrições, 96 trabalhos para o Prêmio Expocom, 26 artigos para as Divisões Temáticas e 28 projetos para o Intercom Júnior. Já na Região Nordeste, foram 1.526 inscritos, 179 trabalhos enviados à coordenação do Prêmio Expocom, 165 projetos apresentados às Divisões Temáticas e 123 artigos submetidos ao Intercom Júnior.


Fonte. http://www.portalintercom.org.br/index.php

Inscrições para Intercom Nordeste iniciam-se no dia 01 de março

 
Iniciam-se no dia 01 de março as inscrições para o Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste – Intercom Nordeste. O evento acontece no Centro Universitário Cesmac, em Maceió (AL), de 15 a 17 de junho. A coordenação local é da professora Ana Cristina Brito da Rocha Pereira.

O congresso é voltado para alunos de graduação em Comunicação, professores, pesquisadores e profissionais da área. O tema central deste ano é “Quem tem medo da pesquisa empírica?”. As mesas poderão abordar o tema central a partir de diferentes perspectivas – teoria e metodologia, pesquisa empírica em comunicação na academia, pesquisa empírica no mercado profissional, e experiências interdisciplinares. A programação deve ser divulgada a partir do dia 15 de março.

Expocom – Palestras, conferências e edições locais das Divisões Temáticas e do Intercom Júnior fazem parte da programação do encontro. No congresso, será realizada uma edição local do Expocom – prêmio para os melhores produtos laboratoriais desenvolvidos por alunos de graduação em Comunicação, matriculados nos cursos da Região Nordeste. Os vencedores concorrem na edição nacional do evento, que, neste ano, acontece em Recife (PE), de 3 a 6 de setembro. Para participar do Expocom, o aluno precisa ser indicado por sua instituição de ensino superior, fazer a inscrição no congresso regional e submeter o trabalho.

Oficinas – Uma das novidades da edição deste ano será a ampliação da parceria com o Itaú Cultural, que oferecerá uma oficina de três horas com um grande nome do jornalismo brasileiro. A atividade integra o programa Rumos Jornalismo Cultural, promovido pela instituição.

Os sócios da Intercom interessados em oferecer oficinas no congresso devem enviar e-mail para congressos.regionais@intercom.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e informar os seguintes dados:

Nome da oficina:
Responsável (nome, titulação e instituição):
Número de vagas:
Duração (horas):
Dias e horários:
Ementa:

Fortalecimento dos regionais – Em 2010, o Intercom Nordeste aconteceu na Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, e contou com mais de 1,9 mil participantes, com crescimento de 117% em relação à edição de 2009. No primeiro semestre de 2011, edições regionais do congresso acontecem também em São Paulo - SP (Fecap), Londrina - PR (UEL), Boa Vista – RR (Faculdade Atual da Amazônia) e Cuibá – MT (Universidade Federal do Mato Grosso).

Confira, abaixo, o cronograma para inscrições no evento:

Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
15 a 17 de junho
Local: Centro Universitário Cesmac – Maceió (Alagoas)
Inscrições: 01/03 a 31/05
Indicação de trabalho para EXPOCOM pela IES: 01/03 a 29/04
Submissão de trabalhos (Expocom, DT e IJ): 03/03 a 13/05
 

Lançadas logomarcas dos Congressos Regionais

 
Os Congressos Regionais de 2011 já tem logomarcas produzidas pelas escolas de comunicação que irão sediar o evento. 

A região Centro-Oeste faz referencias às comunidades indígenas da região.
 logo-centrooeste-2011
A região Sudeste destaca  a centralidade e a importância da região na produção do conhecimento científico em Comunicação.
Logo-Intercom-2011
A região Sul faz alusão ao tema dos congressos deste ano, “Quem tem medo da pesquisa empírica?.

Logomarca-IntercomSul

Enquanto a região Nordeste sugere na logomarca a integração dos pesquisadores para da região como ponto fundamental para o avanço do conhecimento científico na área.

 logo-nordeste_red-2011

A marca construída para o Intercom Norte 2011 representa a grande riqueza natural que Roraima possui. Os buritizais são paisagens típicas ao longo das estradas que ligam Roraima ao País, representando a interligação dos conhecimentos científicos. As cores em tons de verde representam a variedade da flora local e o tom de terra a geografia local ainda inexplorada.

Captura_de_tela_2011-01-26_s_08.47.12
Os coordenadores dos Congressos Regionais de 2011  estarão reunidos na sede da Intercom Brigadeiro no dia 28 de janeiro de 2011 para discutir a organização do evento com a direção da Intercom.  Serão definidas estratégias de divulgação, mobilização de professores e alunos da região, alem de critérios para composição de mesas que irão debater o tema central “Quem tem medo da pesquisa empírica?”.

As inscrições para o evento estarão abertas a partir do dia 1º de março. Para mais informações consulte as seções  chamada de trabalhos, calendário e inscrições.


Fonte. http://www.portalintercom.org.br/index.php

terça-feira, 1 de março de 2011

Prêmio ABRP 2011 abre inscrições até 15 de abril

A Associação Brasileira de Relações Públicas, São Paulo (ABRP-SP) comunica à comunidade de egressos dos cursos de graduação e pós-graduação em Relações Públicas que estão abertas as inscrições até 15 de abril de 2011 para a 29ª edição do Prêmio ABRP – Concurso Universitário de Monografias de Projetos Experimentais de Relações Públicas. Podem se inscrever os Projetos Experimentais e Monografias concluídas nos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu (especialização) em 2010.

O Prêmio ABRP foi criado em 1982, é o mais importante estímulo aos jovens profissionais da área, valorizando a pesquisa, produção acadêmica e a atividade profissional. A participação é aberta a Faculdades e Universidades de todo o país, e os melhores trabalhos – avaliados por banca de profissionais e de pesquisadores de alto nível – serão agraciados com troféus, medalhas e certificados, de acordo com o Regulamento do Prêmio ABRP 2011.


É muito importante observar que é o único prêmio do Brasil dedicado a reconhecer a excelência da produção acadêmica na graduação e pós-graduação lato sensu.





Atualização do Regulamento

Este ano, o Prêmio ABRP apresenta algumas novidades em relação ao regulamento de 2010, como o aumento de 16 para 20 categorias, contemplando melhor as demandas de comunicação apresentadas pelo mercado e ao pensamento acadêmico, que se renova com a produção que os alunos entregam ao final de seu percurso na Universidade. Comunicação Digital e Mídias Sociais, Cultura e Esporte foram incluídas como temáticas específicas, o que valoriza a produção acadêmica de graduação e pós-graduação que vem crescendo nestas áreas.
Também se premiará a partir desta edição, os professores orientadores e a própria Instituição, cuja participação é fundamental no resultado que os egressos apresentam como trabalho final.
Premiação no Dia Interamericano das Relações Públicas

No dia 26 de setembro de 2011, em São Paulo, em local a ser definido, acontecerá a Cerimônia de Premiação, neste dia em que também se comemora o Dia Interamericano das Relações Públicas. Os finalistas do Prêmio, a exemplo da edição 2010, terão que produzir um vídeo-minuto para contextualizar ao público na noite da cerimônia de Premiação, como foi realizado seu Projeto Experimental ou Monografia.