quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Sai resultado do curso de especialização em processos midiáticos e novas formas de sociabilidade da Universidade Federal de Alagoas.

Para os interessados segue o link do resultado:

Curso de Verão 2011 em Maceió

Faculdade Maurício de Nassau – Unidade Maceió
24 à 29 de Janeiro de 2011
 Inscrições:  Aguarde no próprio site

                                                          


Curso 01:
Tema: A linguagem de História em quadrinhos
Responsável:  Paulo Araújo
Carga Horária: 10 HORAS
Data: 24/01/2011 (Segunda-Feira)
Horário: das 8h às 12h / 14h às 18h
Vagas: 20 vagas
Descrição do Curso:
Roteiro – Storyline, Modos Narrativos, Personagens, Universo, Linguagem Formal, Estilos e Gêneros Narrativos, Equilíbrio, Timing, Controle de Narrativa.
Perspectiva Aplicada.
Linguagem Seqüencial – Movimentos de Câmera, Transposição de outras mídias, Relações, Storyboard, Seqüencialidade, Técnicas de Timing.
Luz e Sombra – Uso Narrativo, Luz e Sombra Emocional.
Composição – Design de Página, Quadro, Cena, Adequação Narrativa.
Arte-Final – Tradicional, Tratamentos Especiais, Técnicas Mistas.
Tiras – Estilos, Gêneros, Projetos.
Cor – Pigmentos Transparentes, Opacos, Computador.
Elementos Gráficos de Texto – Recordatórios, Balão, Onomatopéias, Letreramento, Tipologia.
Estilização – Histórico, Métodos, Práticos, Model Sheet, Style Guide, Adequação, Universo Visual, Mercado, Refinamento.
Objetivo: Fornecer o conhecimento e a realização de todas as etapas da produção de uma história em quadrinhos e seus vários formatos.
Recursos Físicos: Oficina de Design Gráfico

Curso 02:
Tema: Pré-Produção de Vídeo
Responsável: Carlos André
Carga Horária: 10 HORAS
Data: 25/01/2011 (Terça-Feira)
Horário: das 8h às 12h / 14h às 18h
Vagas: 20 vagas
Descrição do Curso:
As etapas da criação
Planejamento
Cronograma
Roteiro e seus diferentes tipos
Planilha de divisão de roteiro
Storyboard: Diferentes tipos de Storyboard (cinematográfico, publicitário, de apresentação e de filmagem);
Planta baixa
Câmera e roteiro (movimento de câmeras e planos)
Locações
Decupagem;
Roteiro de edição
Objetivo: Oferecer recursos técnicos de realização de linguagem gráfica e campanha publicitária habilitando o aluno a transcrever visualmente uma linguagem de vídeo
Recursos Físicos: Oficina de Design Gráfico
Vagas: 20

Curso 03:
Tema: Spot e Jingles
Responsável: Carlos André
Carga Horária: 10 HORAS
Data: 26/01/2011 (Quarta-Feira)
Horário: das 8h às 12h / 14h às 18h
Vagas: 20 vagas
Descrição do Curso:
Roteiro
Noções de composição musical
Noções de Campanha Publicitária
Linguagem radiofônica
Sintetizar e mixar mensagens
Objetivo: Habilitar o aluno a criar e produzir jingles e spots publicitários
Recursos Físicos: Laboratório de Rádio

Curso 04:
Tema: Produção de Vídeo
Responsável: Francisco Oiticica
Carga Horária: 10 HORAS
Data: 27/01/2011 (Quinta-Feira)
Horário: das 8h às 12h / 14h às 18h
Vagas: 20 vagas
Descrição do Curso:
Produção de comerciais,
Programas,
Vinhetas
Videoclipes
Linguagem cinematográfica e representação gráfica: planos, lentes, movimentos de câmera, corte e edição;
Usos de equipamentos e aspectos da produção eletrônica
Exercício de pós-produçao
Edição, trilha, ruídos, efeitos sonoros
Objetivo: Despertar a sensibilidade comunicativa para a produção áudio-visual
Recursos Físicos: Laboratório de Vídeo


Curso 05:
Tema: Processos Criativos e Valorização da Criatividade
Responsável: Luciana Beserra
Carga Horária: 10 HORAS
Data: 28/01/2011 (Sexta-Feira)
Horário: das 8h às 12h / 14h às 18h
Vagas: 20 vagas
Descrição do Curso:
Modulo teórico
Como funciona a mente
Percepção e criatividade
Estimulando a criativadade
Bloqueios de processo criativo
Modulo Prático:
Dinâmicas de entretenimento do processo criativo e avaliação criativa
Objetivo: Identificar os problemas que atrapalham o processo criativo e compreender a importância das técnicas de desbloqueio do processo criativo.

Curso 06:
Tema: Mídia Alternativa – Novas fronteiras conceituais da mídia que vem revolucionando o mercado publicitário
Responsável: Carlos André
Carga Horária: 10 HORAS
Data: 29/01/2011 (Sábado)
Horário: das 8h às 12h / 14h às 18h
Vagas: 20 vagas
Descrição do Curso:
Compreenda a teoria da mídia alternativa e aprenda a fazer o que existe de mais atual nesse tipo de comunicação.
Módulo teórico:
- A busca de um conceito global
- Mídias clássicas x mídias alternativas
- Marketing de Guerrilha
- Conflito das mídias
- Apresentação de cases
Módulo prático:
- Metodologia do design de comunicação
- Hiperrealismo
- ferramentas tecnológicas
- Oficina de mídia alternativa


Fonte: http://comunicacao.mauriciodenassau.edu.br/curso-de-verao-2011-em-maceio/