terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mensagem aos profissionais

Prezados Profissionais,

Em primeiro lugar a diretoria-executiva do CONFERP deseja manifestar publicamente seu agradecimento especial a todos os profissionais e, em particular, àqueles que nos enviaram mensagens de apoio e de sucesso para essa nova gestão. Foram inúmeras manifestações, que trouxeram, além dos cumprimentos, também mensagens de profissionais colocando-se à disposição para colaborar e participar das ações futuras do Sistema CONFERP.

Queremos agradecer também os profissionais que atuam nas redes sociais com portais, blogs e twitters pela disseminação positiva que fizeram após a notícia da posse da nova diretoria-executiva.

Ficamos muito sensibilizados e agradecidos a todos, mas também entendemos que essas manifestações nos incumbem de maior responsabilidade para correspondermos às expectativas de toda a categoria profissional. E é nessa linha que já estamos trabalhando.

Entretanto, nesse início de processo, será preciso um pouco de paciência. As mudanças e as transformações de uma autarquia são sempre mais lentas do que em uma associação ou entidade representativa ou até muito mais lentas do que em uma empresa ou em um negócio privado. Não conseguiremos mudar o Sistema CONFERP de um dia para o outro, mas podemos assegurar que o processo de mudança já começou.

Estamos implantando o planejamento estratégico de ações e de comunicação para o Sistema CONFERP a fim de buscar rapidamente soluções para nossos principais problemas e inquietudes de nossa categoria.

A criação e implantação de um planejamento estratégico discutido com a categoria já é um avanço para o Sistema e para todos nós. Assumimos os princípios da transparência, relacionamento e compromisso e, por isso, estamos aqui para trazer informações dos primeiros 30 dias de trabalho da nova diretoria-executiva.

Organização Interna para início dos trabalhos

Após a posse, a diretoria-executiva, além do atendimento aos assuntos de rotina do Sistema demandados pelos Conrerps, por profissionais e outros do mercado, realizou a integração do novo tesoureiro, fez as adaptações e atualizações de ordem bancária, contábil e administrativas relacionadas ao planejamento orçamentário e prestação de contas ao TCU.

Essa tarefa era de extrema importância para dar inicio ao ano com a área administrativa organizada e permitir que a diretoria-executiva se dedique ao planejamento das ações e possa implantar o movimento proposto de atuação e comunicação.

Reunião de Planejamento

Com isso equacionado, o próximo passo será a realização da segunda reunião da diretoria-executiva, que ocorrerá nos dias 25, 26 e 27.02, na sede do CONFERP, em Brasília.

Essa reunião terá uma pauta extensa, pois tem como objetivo finalizar o planejamento das ações de cada área (presidência, secretaria-geral e tesouraria) e das ações que compõem o plano de comunicação que envolverá os CONRERPs e será dirigido aos profissionais, aos demais públicos e ao mercado de modo geral.

Planejamento Estratégico

Esse plano tem características de planejamento estratégico, pois carrega a visão ampliada do Sistema promovendo o alinhamento com os CONRERPs e a atuação conjunta nas ações que visam atender às principais necessidades do CONFERP/CONRERPs e das proposições apresentadas pelos profissionais na consulta realizada no último semestre do ano passado.

O plano tem algumas linhas mestras, entre elas estão o reposicionamento do Sistema com maior aproximação e relacionamento com os profissionais e públicos de interesse direto e a preparação do movimento de flexibilização para a abertura da profissão para o mercado.

O plano contempla as atividades de relacionamento e comunicação com:

  • Conselhos Regionais e Categoria Profissional de forma abrangente
  • Integração com as entidades do segmento de comunicação.
  • Universidades e escolas de todo o país
  • Estudantes, futuros profissionais que atuarão e terão grande responsabilidade pelo reconhecimento da atividade no mercado.
  • Governo – Executivo Federal, em todas as suas áreas e níveis, inclusive na Secretaria de Comunicação Social
  • Ministérios, especialmente nos ministérios da Educação e do Trabalho.
  • Legislativo Federal, no Senado e Câmara
  • Autarquias, em especial com o Fórum dos Conselhos Federais – Conselhão
  • Entidades e instituições ligadas às atividades de comunicação, de gestão e administração e negócios.
  • Segmentos da sociedade que representam importância e liderança no mercado e na sociedade como os grupos de profissionais de comunicação, gestores de recursos humanos, professores.
  • Lideranças de segmentos em portais e nas redes sociais como Blogs, Facebook, LinkedIn, twitter, Orkut, etc..
  • Empresários, que precisam ser tratados com prioridade absoluta.
  • Imprensa, primeiro como público e depois como grande aliada da informação correta e esclarecedora para toda a população.

Gostaríamos, no entanto, de incrementar o plano com suas sugestões específicas. Esperamos que você, profissional, envie suas sugestões e idéias sobre os temas acima listados ou outros que achar importantes pelo email conferp@conferp.org.br até o final do dia 24 de fevereiro.

Também nos indique como e em quais áreas e atividades você poderá contribuir diretamente em sua região, na sua empresa, na escola ou por meio de seu canal de comunicação próprio.

Como dissemos, a diretoria-executiva não será capaz de implementar todas as demandas de mudança sozinha, mas poderá fazer isso a partir de seu comando, e com a integração com os CONRERPs e a participação voluntária de profissionais.

Somente assim esse movimento produzirá os resultados esperados por todos.

Agradecemos mais uma vez a todos e contamos com sua participação.

Um abraço

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Flávio Schmidt
Conrerp/2ª – 1723
Presidente do CONFERP
presidencia@conferp.org.br