quinta-feira, 9 de setembro de 2010

E-book "Relações Públicas digitais- O pensamento nacional sobre o processo de relações públicas interfaceado pelas tecnologias digitais"

Para todos aqueles que ainda não tiveram acesso ao E-book "Relações Públicas digitais- O pensamento nacional sobre o processo de relações públicas interfaceado pelas tecnologias digitais", organizado pelos professores Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal, prefaciado pelo professor doutor Wilson da Costa Bueno (UMESP/USP) e posfaciado pelo professor doutor Luiz Alberto de Farias (ABRP-SP/CASPER/USP). Vale a pena ir ao site http://www.rp-bahia.com.br/biblioteca/rpdigitais.htme conferir.

A obra que reúne trabalhos de pesquisadores de todo o país sobre a temática das Relações Públicas Digitais. Possui nove capítulos e mais de 330 páginas, com as contribuições das professoras mestres Carolina Terra (USP), Daiana Stasiak (UFSM) e Judy Tavares (UFAM), do especialista Aurélio Favarin (UEL), dos relações-públicas Laís Bueno e Robson Ferreira, e do acadêmico de relações públicas Mateus Jesus Martins.
 

 

 

terça-feira, 7 de setembro de 2010

O papel das Relações Públicas nas eleições 2010


O profissional de Relações Públicas é a pessoa ideal para trabalhar o marketing político em uma campanha eleitoral, pois é ele o responsável pelo contato estabelecido entre candidatos e eleitores.
Entendemos como marketing político o segmento específico dentro da comunicação mercadológica voltada para o ambiente político que visa estreitar a relação de expectativa de um determinado grupo de pessoas em relação às questões que envolvem seu cotidiano e a materialização da mesma em um candidato a um cargo público no período eleitoral através de suas propostas e projetos.
Por estarmos em ano eleitoral o marketing político eleitoral está em alta, ao traçar seus objetivos relativos a campanha política que se deve desempenhar o profissional de Relações Públicas deve estar atento a alguns cuidados necessários. O Relações Públicas deve agenciar a imagem do candidato e a campanha eleitoral propriamente dita e promover o relacionamento entre o candidato e o eleitor.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O que o marketing digital pode fazer para sua empresa?

A grande mudança da última década está na internet. Somente no Brasil somos 44,5 milhões de internautas ligados as redes, seja em casa ou no trabalho. Essa grande realidade provocou grandes mudanças no mundo coorporativo disponibilizando novas ferramentas de trabalho e meios de comunicação com os clientes.

A cada dia as empresas buscam o Marketing Digital para atrair e estreitar o relacionamento com o público consumidor. Isto é feito através de sites, blogs, canais de buscas, redes sociais.

Muitas empresas se perguntam como planejar o Marketing Digital em meio a tantas tecnologias e novidades. A presença de um profissional capacitado é de fundamental importância nesse processo. Um bom profissional com uma visão de mercado e que esteja antenado com o mundo digital para escolher os melhores veículos para desenvolver as melhores ações de marketing mais adequadas a seus negócios.

A internet te possibilita interagir em tempo real com seu público consumidor, em um curto espaço de tempo o consumidor passa suas vontades e angustias com relação ao produto apresentado pelas empresas.

O mundo digital trouxe muitas facilidades e oportunidades, se tornando um canal bastante fácil, dinâmico e flexível onde o consumidor estabelece uma comunicação direta com as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Onde os consumidores estabelecem uma comunicação com seu fornecedor de troca mutua, ele passa a opinar e dar dicas de como melhorar determinado produto que o próprio fornecedor não havia notado.

Para as pequenas e médias empresas o Marketing Digital é um valioso recurso, pois muitas delas não fazem uso de grandes recursos. E essa ferramenta pode proporcionar a essas empresas um mapeamento sobre percepções de consumidores sobre dados produtos ou serviço.

As mídias digitais vieram para transformar o relacionamento das empresas com seus consumidores e com o mercado. Ao saber a opinião de seus clientes as empresas podem traçar seus objetivos e passos a seguir a partir das informações fornecidas pelos consumidores.

Por Poliana Lima.