quarta-feira, 2 de março de 2011

Inscrições para Intercom Nordeste iniciam-se no dia 01 de março

 
Iniciam-se no dia 01 de março as inscrições para o Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste – Intercom Nordeste. O evento acontece no Centro Universitário Cesmac, em Maceió (AL), de 15 a 17 de junho. A coordenação local é da professora Ana Cristina Brito da Rocha Pereira.

O congresso é voltado para alunos de graduação em Comunicação, professores, pesquisadores e profissionais da área. O tema central deste ano é “Quem tem medo da pesquisa empírica?”. As mesas poderão abordar o tema central a partir de diferentes perspectivas – teoria e metodologia, pesquisa empírica em comunicação na academia, pesquisa empírica no mercado profissional, e experiências interdisciplinares. A programação deve ser divulgada a partir do dia 15 de março.

Expocom – Palestras, conferências e edições locais das Divisões Temáticas e do Intercom Júnior fazem parte da programação do encontro. No congresso, será realizada uma edição local do Expocom – prêmio para os melhores produtos laboratoriais desenvolvidos por alunos de graduação em Comunicação, matriculados nos cursos da Região Nordeste. Os vencedores concorrem na edição nacional do evento, que, neste ano, acontece em Recife (PE), de 3 a 6 de setembro. Para participar do Expocom, o aluno precisa ser indicado por sua instituição de ensino superior, fazer a inscrição no congresso regional e submeter o trabalho.

Oficinas – Uma das novidades da edição deste ano será a ampliação da parceria com o Itaú Cultural, que oferecerá uma oficina de três horas com um grande nome do jornalismo brasileiro. A atividade integra o programa Rumos Jornalismo Cultural, promovido pela instituição.

Os sócios da Intercom interessados em oferecer oficinas no congresso devem enviar e-mail para congressos.regionais@intercom.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e informar os seguintes dados:

Nome da oficina:
Responsável (nome, titulação e instituição):
Número de vagas:
Duração (horas):
Dias e horários:
Ementa:

Fortalecimento dos regionais – Em 2010, o Intercom Nordeste aconteceu na Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, e contou com mais de 1,9 mil participantes, com crescimento de 117% em relação à edição de 2009. No primeiro semestre de 2011, edições regionais do congresso acontecem também em São Paulo - SP (Fecap), Londrina - PR (UEL), Boa Vista – RR (Faculdade Atual da Amazônia) e Cuibá – MT (Universidade Federal do Mato Grosso).

Confira, abaixo, o cronograma para inscrições no evento:

Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
15 a 17 de junho
Local: Centro Universitário Cesmac – Maceió (Alagoas)
Inscrições: 01/03 a 31/05
Indicação de trabalho para EXPOCOM pela IES: 01/03 a 29/04
Submissão de trabalhos (Expocom, DT e IJ): 03/03 a 13/05
 

Lançadas logomarcas dos Congressos Regionais

 
Os Congressos Regionais de 2011 já tem logomarcas produzidas pelas escolas de comunicação que irão sediar o evento. 

A região Centro-Oeste faz referencias às comunidades indígenas da região.
 logo-centrooeste-2011
A região Sudeste destaca  a centralidade e a importância da região na produção do conhecimento científico em Comunicação.
Logo-Intercom-2011
A região Sul faz alusão ao tema dos congressos deste ano, “Quem tem medo da pesquisa empírica?.

Logomarca-IntercomSul

Enquanto a região Nordeste sugere na logomarca a integração dos pesquisadores para da região como ponto fundamental para o avanço do conhecimento científico na área.

 logo-nordeste_red-2011

A marca construída para o Intercom Norte 2011 representa a grande riqueza natural que Roraima possui. Os buritizais são paisagens típicas ao longo das estradas que ligam Roraima ao País, representando a interligação dos conhecimentos científicos. As cores em tons de verde representam a variedade da flora local e o tom de terra a geografia local ainda inexplorada.

Captura_de_tela_2011-01-26_s_08.47.12
Os coordenadores dos Congressos Regionais de 2011  estarão reunidos na sede da Intercom Brigadeiro no dia 28 de janeiro de 2011 para discutir a organização do evento com a direção da Intercom.  Serão definidas estratégias de divulgação, mobilização de professores e alunos da região, alem de critérios para composição de mesas que irão debater o tema central “Quem tem medo da pesquisa empírica?”.

As inscrições para o evento estarão abertas a partir do dia 1º de março. Para mais informações consulte as seções  chamada de trabalhos, calendário e inscrições.


Fonte. http://www.portalintercom.org.br/index.php

Um comentário: