Qualquer
empresa deve ter Facebook e Twitter?
Marcelo Vitorino
Estrategista em comunicação digital na Talk
Interactive
Escreve em seu blog “Presença Online”.
Que a internet é um meio de uso universal e
indiscriminado não há o que discutir, ninguém é impedido de estar presente de
qual forma desejar. Não há restrições para abrir um perfil em ferramentas como
Twitter, Facebook ou um blog no Wordpress. Claro que todas tem lá suas
políticas, mas salvo em casos de abuso ou que incidam em comportamento
criminoso, qualquer pessoa ou empresa pode ter seu espaço. Mas fica a dúvida:
qualquer empresa deve, necessariamente, estar presente? A resposta para essa
questão se dá através de análise de alguns pontos cruciais, são eles:
Maturidade
Estar presente significa, de certo modo, estar
exposto. A exposição traz à marca ou empresa, ônus e bônus, dependendo da forma
com que as críticas, sugestões e elogios são encarados. Todos gostam de
elogios, alguns apreciam sugestões, mas raramente surge aquele que aprende com
as críticas. É preciso ter muita maturidade para tirar proveito delas e também
com as respostas que serão dadas.
Competência
Como em qualquer outro meio, o digital também
precisa de uma análise franca quanto a competência dos envolvidos no comando
dos canais. Ter uma equipe própria ou terceirizar o controle do canais não é um
problema, desde que, se tenha todo o cuidado na escolha, no treinamento (quando
interno) e nas diretrizes que a empresa deseja.
Os profissionais escolhidos devem ser orientados
quanto a forma e modo, contudo, mais do que entender das ferramentas, devem
estar aptos para se relacionar com pessoas em todos os estados emocionais e de
diferentes níveis culturais.
Visão
Se a empresa tem como visão que a internet nada mais
é do que uma forma de gastar recursos, não faz o menor sentido realizar
investimentos. As ferramentas digitais nada mais são do que um meio para algo,
se visto de outra forma, qualquer investimento não será nada mais do que mais
uma despesa. Ter um perfil no twitter serve para pesquisar, informar,
disseminar e se relacionar. Quando bem trabalhados os canais podem ajudar na
retenção de consumidores insatisfeitos, na captação de novos e na construção de
valor agregado para os atuais.
Planejamento
Ao abrir uma fanpage no Facebook ou um perfil no
Twitter suponho que você tenha algo a dizer para o mundo. E não acredito que
seja “Vendo Monza 92. 4 Portas” ou “Acabei de pedir uma pizza para o pessoal do
escritório”.
Planejar o conteúdo com antecedência impede que
problemas aconteçam. Recomendo estudar o calendário de atividades que interessa
ao público consumidor, misturar com conteúdo propositivo e também com o que
interessa à empresa, claro. Convém estipular dias e horários para publicação e
forma de abordagem aos temas. Também é necessário pensar na informação como uma
história a ser contada, com etapas definidas. Recomendo planejar detalhadamente
os próximos 30 dias de operação e de grosso modo, os próximos 6 meses.
Metodologia
Estabelecer o relacionamento através dos canais é o
resultado de um trabalho árduo que exige dedicação e metodologia. Se o canal
não é tratado com a seriedade que precisa, não será levado a sério pelos
espectadores.
Ao adentrar esse mundo a empresa deve estar ciente
de que a operação deve seguir um padrão contínuo, basicamente definido em:
pesquisa, produção, publicação, interação, monitoramento.
Qualquer
empresa deve ter Facebook ou Twitter?
Respondendo de forma simples, não. Recomendo
somente para aquelas que entendem o processo da comunicação, têm estrutura para
trabalhar os canais, têm visão de investimento, se planejam e têm metodologia
estruturada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário