domingo, 20 de maio de 2012

Comunicação corporativa: estratégias que vão além de momentos de crise

André Bürger, Christina Lima e Priscila Duarte


O fortalecimento do mercado de comunicação corporativa no Brasil dispõe de muitos caminhos. Um deles valoriza a união de seus membros por meio de entidades representativas como a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), que em abril completou 10 anos de atividades; a Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp), que contribui com um viés mais acadêmico; e a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), que organiza uma cobiçada premiação na área, o Prêmio Aberje.
Acreditamos que outra maneira valiosa de amadurecer o setor é fazendo as informações, as opiniões e o conhecimento de seus indivíduos circularem na web no formato de reportagens, entrevistas, vídeos, pesquisas e livros. Em quatro anos, o Nós da Comunicação abriu espaço para muitos e variados olhares.
A comunicação interna é a área da empresa responsável por promover e incentivar a fluidez das informações dentro da organização, criando uma conexão entre funcionários e, com isso, maior engajamento. Acompanhamos de perto as tendências do setor, além das preocupações de alguns profissionais. Em março, o gerente de comunicação na Unilever e professor universitário, Bruno Carramenha abordou os métodos de mensuração de resultados utilizados por algumas empresas e deu dicas sobre esse trabalho.  
     
Estivemos em eventos e cursos, como o de extensão em Comunicação Interna, promovido pela Fundação Getulio Vargas e ministrado pela jornalista Cristina Mello, ex-gerente de comunicação da Vale e a da BASF. As aulas produziram uma série de matérias, como o artigo de Lissandra Torres, que comentou a abordagem dada no curso aos canais de comunicação e redes sociais digitais. 
 
Também divulgamos pesquisas e publicações como o 'Mapa da Comunicação Brasileira 2011', uma análise realizada pelo Instituto FSB Pesquisa, que estudou o perfil do comunicador contemporâneo e a área de comunicação interna nas empresas. O documento traz um panorama da evolução da comunicação organizacional e opiniões de 100 gestores de órgãos públicos brasileiros, empresas privadas nacionais e de capital estrangeiro. 
 
Na área Multimídia, consultamos profissionais em nosso programa 'Desenrola!'. Paulo Clemen, diretor de Atendimento e Planejamento da agência Casa do Cliente deu a sua definição para a questão: O que é Comunicação Interna? Já Virgínio Sanches, superintendente de comunicação corporativa da Unimed-Rio, respondeu à pergunta 'O que é comunicação estratégica?'.  Para discutir o ROI na Comunicação, convidamos Rafael Sampaio, vice-presidente executivo da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA). Gislaine Rossetti, diretora de Comunicação Corporativa da BASF, dá a sua definição para a comunicação corporativa.
   
É também nos momentos de crise que as organizações têm a possibilidade de solidificar sua imagem perante os públicos de interesse. São cenários únicos de construção ou reconstrução da marca que não podem ser desperdiçados. Em recente artigo, Carlos Victor Costa, diretor da consultoria de social media espanhola Territorio Creativo, citou a questão da transparência como característica fundamental na comunicação de uma organização, instituição ou mesmo personalidade pública.

O executivo deu como exemplo a recente viagem do rei Juan Carlos I da Espanha, que não foi comunicada oficialmente. A população do país e, do mundo, só tomou conhecimento de sua estadia na África, após um acidente enquanto caçava elefantes. Costa ressaltou ainda a falta de tato do monarca ao marcar uma viagem que gerou grandes despesas em um momento de crise e desemprego na Espanha.
Entretanto, estratégias de comunicação contra crises não devem ser elaboradas apenas para casos pontuais. Sandra Maia, autora do livro "O Negócio da Comunicação - Do conceito à ação" (Qualitymark, 2011), defende um trabalho de continuidade para a área, mesmo quando há mudanças na direção da empresa. Para a especialista em marketing, o tema está diretamente ligado ao planejamento estratégico da comunicação.
Além disso, como lembrou Carlos Parente, autor do livro 'Comunicação além do briefing' (Ed. Lazuli, 2011), é fundamental para uma organização estabelecer canais sólidos de relacionamento com todos os seus stakeholders. "É preciso estar ligado de forma integrada. A comunicação só tem sentido se estiver a favor de um direcionamento mais amplo. 

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