sábado, 27 de junho de 2009

A televisão no Brasil


Em 3 de Abril de 1950 ocorreu a pré-estréia da televisão no Brasil, com uma apresentação de Frei José Mojita, onde as imagens foram assistidas em aparelhos instalados no saguão dos Diários Associados.

A TV Tupi de São Paulo, PRF-3TV, canal 3, foi inaugurada em 18 de setembro de 1950. Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo estava à frente desse sonho, ele já possuía uma rede de jornais e emissoras de rádio chamada Diários Associados.

O primeiro programa transmitido foi “TV na taba”, apresentado por Homero Silva e contou com a participação de Lima Duarte, Hebe Camargo, Mazzaropi, Ciccilo, Lia Aguiar, Vadeco, Ivon Cury, Lolita Rodrigues, Wilma Bentivegna, Aurélio Campos, do jogador Baltazar e da orquestra George Henri.

Com a ajuda dos profissionais dos jornais, do rádio e do teatro, as transmissões aconteciam das 18h às 23h e assim foi posto no ar o primeiro telejornal, chamado “Imagens do Dia”.

No ano de 1951 o número de aparelhos de televisão entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo já ultrapassam 7 mil. Neste mesmo ano foi ao ar à primeira telenovela brasileira chamada “Sua vida me pertence”, escrita Walter Foster e estrelada pelo próprio Foster, juntamente com Lia de Aguiar, Vida Alves, José Parisi e Dionísio de Azevedo.

A televisão no Brasil crescia de forma rápida e concisa. No dia 15 de Julho de 1955 mais uma emissora era inaugurada, a TV Rio, de João Batista do Amaral e Paulo Machado.

No ano de 1962 é implantado o Código Brasileiro de Telecomunicações e criado o Conselho Nacional de Telecomunicações (CONTEL), permitindo o Governo Federal a construir uma empresa pública, Empresa Brasileira de Telecomunicações. Neste mesmo ano foi criada a ABERT (Associação Brasileira de Rádio e Televisão). O primeiro ato concebido foi à mudança da concessão, que era de 3 anos e passou a ser de 15 anos.

Dois gêneros de programas foram fundamentais para que a TV fosse considerada o fenômeno da comunicação de massa no país: o programa de auditório e a telenovela.

Profissionais como Chacrinha, Hebe Camargo e Silvio Santos surgiram para comandar esses tidos programas de massa1. Chacrinha e Silvio Santos tinham seus programas voltados para um público de nível sócio-cultural mais baixo, onde eram apresentadas atrações de apelo popular como calouros, gincanas, distribuição de prêmios, concursos e outros.

Já Hebe Camargo mantinha um público de nível mais elevado, onde em seu programa eram apresentados desfiles de moda, debates, entrevistas a famosos e boa música popular brasileira.

A década de 70 foi repleta de conquistas para a televisão brasileira, dentre elas estavam à transmissão via satélite e a transmissão a cores. A inserção da cor na televisão exigiu a instalação de novos dispositivos técnicos que, menores e mais aprimorados, permitiam mudanças inclusive na linguagem da televisão.

A partir dos anos 80 o jornalismo foi responsável por transmissões de grande repercussão social no país. Vários tipos de notícias passaram a ser noticiada ao passo que aumentavam a audiência. Com isso o jornalismo deu início a um sutil processo de formação de opinião.

Após a promulgação do AI-5, todo e qualquer veículo de comunicação deveria ter a sua pauta previamente aprovada e sujeita a inspeção local por agentes autorizados. Obviamente, muitos materiais foram censurados. As equipes envolvidas, impossibilitadas de publicar maiores esclarecimentos, tomavam medidas diversas. Algumas publicações impressas simplesmente deixavam trechos inteiros em branco. Outros, publicavam receitas culinárias estranhas, que nunca resultavam no alimento proposto por elas.

Além de protestar contra a falta de liberdade de imprensa, tentava-se fazer com que a população brasileira passasse a desconfiar das torturas e mortes por motivos políticos, desconhecidas pela maioria.

A violência do Estado era notada nos confrontos policiais e em conhecidos que desapareciam, mas, não era possível a muitos imaginar as proporções reais de tudo isso. Aparentemente, o silêncio imposto em relação às torturas era para que menos pessoas se revoltassem e a situação se tornasse, então, incontrolável.

Além de censurar as torturas, muitas outras coisas também não poderiam ser veiculadas. Em 15 de setembro de 1972, o seguinte telegrama exemplificador foi recebido pelo diretor da surcusal de Brasília do jornal O Estado de São Paulo.

No dia 3 de Fevereiro de 1980 acabou a censura do telejornalismo, dando início a um jornalismo mais aberto.

A televisão prestigiou no final da década de 80 e início da década de 90, a violência de variadas formas. O telejornalismo foi de suma importância para a veiculação da violência. Programas passaram a ser criado com o intuito de promover a desgraça e explorar o sensacionalismo mórbido e cruel, trazendo com isso o aumento da audiência, proporcionando a outras emissoras veicularem noticiários com o mesmo nível de informação.A partir dessa veiculação da violência na mídia os filmes e seriados estrangeiros propagaram exageradamente todo e qualquer tipo de violência, criando com isso a banalização da mesma e tornando-a uma atração normal, a ponto de influenciar o principal produto da televisão, a telenovela.

A telenovela por sua vez incorporou às cenas trágicas uma violência explícita desnecessária e perdeu audiência, motivo pelo qual fez com que rapidamente volta-se aos padrões considerados normais pelo seu público.

Novas modalidades de violência passaram a surgir em programas específicos nas TVs a cabo, tais como: agressões familiares, crimes, catástrofes, acidentes, entre outros, que continuam sendo exibidos e vendidos ao público brasileiro. Em contrapartida o público mantém um ávido interesse nesse tipo de programação, causando assim uma enorme audiência.

Conforme o aumento da programação violenta surge nos anos 90, um tipo de comunicador de auditório novo, diferente dos comunicadores já existentes. Esse novo modelo de comunicador é agressivo, irreverente, propositalmente sem educação, apresentando temas escabrosos2 com atração principal de seus programas, transformando televisão em um palco da miséria humana, conquistando com isso uma grande audiência e proporcionando bom lucro a seus patrocinadores, à emissora e a si próprio.

Nos anos 90 a televisão sofreu algumas inovações em sua programação, dentre elas estão às maiores veiculações do esporte, maiores variedades dos programas femininos, a criação da TV interativa, entre outros.


_________________________________
1 São meios de comunicação de massa mais comuns: Televisão, Rádio, Jornal, Revistas, Internet. Todos eles têm como principal função informar, educar e entreter de diferentes formas, com conteúdos selecionados e desenvolvidos para seus determinados públicos.

2 Algo irregular, indecoroso, indecente, infame, vergonhoso, inconveniente.


Fonte: TCC - Fique Alerta: Especificação do grotesco ou apelo social?, Autora: Poliana Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário