A busca por recursos é universal, mas a maioria das empresas não sabe como captá-los para seus projetos. Para muitas organizações, mesmo compreendendo a importância da captação, a gestão ainda é amadora ou desarticulada. “Para que ter um setor de captação de recursos, se a minha área de marketing resolve isso?” É um esse pensamento que muitos empresários acabam confundido setores e estratégias, dimensionando seus resultados de forma equivocada. Na realidade, “como não sabem para onde ir qualquer caminho serve”.
Mas apesar da pouca experiência das empresas em processo de captação de recursos, muitas organizações têm linhas específicas destinadas à subsidiar projetos e empresas. E o melhor: estão prontas para serem acessadas.
Porém, ninguém subsidia sem planejamento. Planejar bem seu projeto de captação de recursos, definido claramente seus objetivos, premissas e conceitos de aplicação é essencial para ter acesso aos recursos disponíveis. Em países como China, Estados Unidos, Japão, Canadá e Inglaterra, as empresas estão focadas na busca por profissionais capacitados para acessar os intricados processos de liberação de recursos. Para isso, as estratégias de captação de recursos estão atreladas ao planejamento estratégico das empresas.
Um exemplo de sucesso é da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, que elaborou uma campanha audaciosa ano passado, visando captar 1 bilhão de libras esterlinas (cerca de R$ 4.1 bilhões) até 2012. Nos Estados Unidos, cerca de US$ 220 bilhões foram arrecadados em 2005 em investimentos sociais.
Mas como captar com eficiência? A primeira dica dos líderes do setor é ser profissional. As empresas não oferecem recursos para empresas e profissionais amadores ou com pouca experiência. Sem planejamento, experiência e profissionalismo as empresas que buscam recursos para seus projetos não conseguirão passar da sala de espera dos grandes financiadores.
FONTE: http://comunicacaosebrae.blogspot.com/2010/08/como-captar-recursos.html
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