quinta-feira, 1 de outubro de 2009

REFERÊNCIAIS NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS

Carga Horária: 2700

1. PERFIL DO EGRESSO

O profissional de Comunicação Organizacional e Relações Públicas atua em pesquisa, planejamento, gestão e avaliação da comunicação nas organizações públicas, privadas e do terceiro setor. No exercício profissional ele desempenha funções administrativas, estratégicas, mediadoras e políticas; desenvolve trabalhos de pesquisa de opinião, de reputação e imagem e monitoramento do ambiente organizacional interno e externo para análise e avaliação de cenário e construção de diagnósticos situacionais. Ele atua na elaboração de políticas, planejamento estratégico, planos, projetos e programas específicos de comunicação para as diversas organizações, grupos e movimentos da sociedade civil.

No desempenho das suas funções, o profissional planeja e desenvolve programas e instrumentos para a comunicação interna; atua diretamente na gestão do relacionamento das organizações com seus públicos; planeja e organiza eventos de diferentes naturezas; promove ações para a construção da imagem e identidade das organizações; administra conflitos, crises e a comunicação de risco; coordena e produz instrumentos de comunicação com fins institucionais em diferentes formatos e suportes - impressos, digitais, audio-visuais e outros.

2. TEMAS

Temas Gerais

Teorias da Comunicação, História da Comunicação, Estudos de Mídia, Ética e Deontologia da Comunicação, Pesquisa em Comunicação, Tecnologias da Comunicação, Redes Interativas, Políticas de Comunicação, Estudos da Linguagem, Humanidades e Ciências Sociais, Responsabilidade Social, Gestão e Empreendedorismo, Expressão oral e escrita.

Temas específicos

Teorias e história das relações públicas; teorias da comunicação organizacional; teorias da opinião pública; comunicação pública; responsabilidade social e sustentabilidade; comunicação política; pesquisas de opinião pública; auditoria da comunicação organizacional; marketing; planejamento da comunicação; comunicação digital; produção de midias impressas, audiovisuais, digitais; comunicação estratégica com públicos específicos; web comunicação: portais corporativos, governamentais e comunitários e redes sociais; organização de eventos e cerimonial; imagem e identidade e reputação institucional; comunicação no terceiro setor; relações públicas internacionais; assessoria de comunicação; gestão da comunicação; avaliação e mensuração de programas de comunicação; construção de sentido no discurso organizacional;

3. ÁREA DE ATUAÇÃO

O profissional de Comunicação Organizacional e Relações Públicas está apto a atuar nas áreas de comunicação das organizações públicas, privadas e do terceiro setor, fazendo assessoria, consultoria, divulgação, cerimonial e eventos, planejamento, pesquisas, análises e elaborando instrumentos de comunicação, ensino e treinamento.

Na iniciativa privada ele pode atuar nas empresas prestadoras de serviços, em ramos diversos da economia tais como indústria, comércio e serviços. Na área governamental ele pode atuar nas assessorias de comunicação, parlamentar, comunicação pública além das específicas da área.

No terceiro setor, o profissional pode atuar em ONGs, Fundações, Institutos, Associações, OCIPs, OS, sindicatos, utilizando as técnicas e instrumentos específicos da área com ênfase na comunicação comunitária e participativa. O profissional pode ser também um empreendedor da área prestando serviço de assessoria para diversos segmentos.

4. Infra-Estrutura

Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Laboratório para Comunicação Virtual, Hemeroteca, Laboratório de Redação, Biblioteca Especializada, Agência de Comunicação, Laboratórios Multimídia, Sala de aula Multimídia, Acesso a Estúdios de Radio e TV.

LEGISLAÇÃO PERTINENTE
LEI 5377 – de 11/12/1967
DECRETO 63.283 – 26/09/1968.

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