quarta-feira, 8 de julho de 2009

RELAÇÕES PÚBLICAS

É a promoção da boa imagem de empresas ou instituições perante o público interno e externo. O bacharel executa a estratégia de comunicação de uma empresa, instituição ou órgão público. Para isso, transmite informações e orientações sobre seus valores, objetivos, ações, produtos e serviços para os funcionários, clientes, consumidores, fornecedores, o governo e a comunidade. Formula e administra ações para o bom relacionamento da organização com esses diferentes públicos. Elabora e divulga boletins internos e externos, cria programas de integração com a comunidade e organiza atividades promocionais.

O mercado de trabalho

Há vagas nos departamentos de comunicação de companhias de diversos setores. O profissional é contratado para desenvolver projetos de comunicação interna. As agências especializadas em relações públicas, que prestam serviços para empresas, também abrem portas. O setor público busca esse profissional - prefeituras de todo o Brasil realizam concursos anualmente. ONGs, fundações e instituições querem os especialistas para o planejamento e a captação de recursos. São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Recife são cidades promissoras. Brasília é uma boa praça na área governamental.

O curso

No início, o currículo enfatiza a comunicação. Entre as disciplinas específicas estão organização de eventos, política de comunicação e planejamento. Como é importante compreender o funcionamento de uma organização, há aulas de administração, economia e marketing. É comum que o curso seja oferecido como habilitação na graduação em Comunicação Social.

Duração média: quatro anos.

O que você pode fazer

* Administração: Promover ações para a valorização de uma empresa ou marcas. Criar canais de comunicação com os funcionários e fornecedores, clientes, governo e comunidade.

* Cerimonial e protocolo: Orientar empresários, políticos e chefes de Estado sobre etiqueta e comportamento.

* Comunicação institucional: Divulgar os valores e as políticas da organização para funcionários, clientes, consumidores e fornecedores.

* Eventos: Organizar palestras, exposições, recepções, coquetéis e outras solenidades de promoção da empresa.

* Atenção ao cliente: Atender as solicitações e reclamações de consumidores, para melhorar a qualidade dos produtos e serviços da empresa.

* Pesquisa de opinião: Coletar dados sobre o público interno e externo da empresa para desenvolver planos de comunicação e de ação.

* Planejamento estratégico: Traçar a estratégia de relacionamento e de comunicação com a comunidade, a imprensa, os fornecedores, a concorrência e os consumidores.

*Projetos institucionais: Analisar pedidos, apresentados a empresas, de parceria em projetos sociais, culturais e educacionais, coordenando sua adequação à filosofia e aos objetivos da instituição.


Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/comunicacao-informacao/profissoes_280079.shtml.

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